Pastoral do Batismo

1º sábado de cada mês às 14:00 hs

- Curso de Batismo para Pais e Padrinhos da Comunidade
2º SÁBADO DAS 09hs às 12hs;
Obs.: A Inscrição deverá ser Feita na secretária Paroquial, com 2 dias de antecedência.

- Reunião Mensal da Pastoral do Batismo:
3º sábado de cada mês às 09hs

- Batizados Bebês
3º sábado de cada mês às 10:00 hs

Batismo, porta da vida e do Reino

O Batismo, porta da vida e do Reino, é o primeiro sacramento da nova Lei que Cristo instituiu para que todos possam alcançar a vida eterna, e, em seguida, confiou à sua Igreja juntamente com o Evangelho, quando ordenou aos apóstolos: "Ide e ensinai a todos os povos; batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Assim, o Batismo e, antes de tudo, o sinal daquela fé com a qual os seres humanos respondem ao Evangelho de Cristo, iluminados pela graça do Espírito Santo. Por conseguinte, a Igreja nada tem de mais importante e de mais próprio do que despertar em todos - catecúmenos, pais ou padrinhos dos batizandos - aquela fé verdadeira e ativa, pela qual, dando sua adesão a Cristo, iniciam ou confirmam o pacto da nova aliança. Para essa finalidade ou meta deve ser orientada a instrução pastoral dos catecúmenos, a preparação dos pais, a celebração da Palavra de Deus e a profissão de fé batismal.
Além disso o Batismo é o sacramento pelo qual as pessoas passam a pertencer ao corpo da Igreja, "coedificadas para constituir a habitação de Deus no Espírito". como "povo santo e sacerdócio régio"; é também o "vínculo sacramental da unidade existente entre aqueles que com ele são marcados". Por causa desse efeito imutável, declarado na própria celebração do sacramento na liturgia latina, quando os batizados são ungidos pelo crisma na presença do povo de Deus, o rito do Batismo deve ser tido em alta estima por todos os cristãos e não pode ser novamente conferido a quem já o tenha recebido validamente das mãos de irmãos separados.
"O banho com água unido à palavra da vida", que é o Batismo, lava os seres humanos de toda a culpa, tanto original como pessoal, e os torna "participantes da natureza divina" e "da adoção de filhos". O Batismo, é, pois, o "banho da regeneração" e do nascimento dos filhos de Deus, como é proclamado nas orações para a bênção da água. Invoca-se a Santíssima Trindade sobre os batizandos, que são marcados em seu nome, para que lhe sejam consagrados e entrem em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A tal sublimidade devem preparar e conduzir as leituras bíblicas, as preces da comunidade e a tríplice profissão de fé.
Bem mais valioso que as purificações da antiga Lei, o Batismo produz todos os efeitos supramencionados, em virtude do mistério da paixão e da ressurreição do Senhor. Todos os que são batizados, enxertados nele por morte semelhante à de Cristo, juntamente com ele sepultados na morte, são convivificados e co-ressuscitados com ele. O Batismo recorda e realiza o mistério pascal, uma vez que por ele as pessoas passam da morte do pecado para a vida. Razão pela qual em sua celebração, sobretudo na Vigília Pascal e nos domingos, convém que transpareça a alegria da ressurreição.

Visitantes Onl-ine

Estatística